O que preciso para começar a minha construção?

Veja os Tópicos

Você planeja construir um imóvel novo e foi procurar algum profissional para saber o que precisa para começar a construção e se deparou com vários termos? Descobriu que precisa de um projeto, planta baixa, alvará de construção, ART/RRT, engenheiro, arquiteto (…) e já tá quase desistindo? Calma, é bem mais fácil do que você imagina. Explicarei de uma forma bem simples o que é necessário para você dar início na obra que tanto sonhou.

1° Passo: Procure um Engenheiro/Arquiteto

Um profissional habilitado pode te instruir em todas as etapas de sua construção, desde a concepção do projeto até a documentação necessária para se obter o tão almejado alvará de construção. Com o auxílio de um engenheiro ou arquiteto é possível levantar algumas informações preliminares para que seja possível elaborar o seu projeto arquitetônico, é preciso entender as características do seu lote, o entorno da obra, as necessidades e objetivos dos proprietários, a legislação municipal, posição do sol em relação ao terreno, entre outras.

2° Passo: Projeto de Arquitetura

Com as informações sobre o terreno e as necessidades dos proprietários em mãos é possível iniciar um estudo preliminar de arquitetura, onde é elaborado um esboço inicial do projeto arquitetônico. Nessa etapa são definidos os ambientes da construção, as dimensões da obra, planta baixa, pavimentos, níveis, materiais a serem utilizados, tipo de cobertura e a área de construção.

3° Passo: Projeto Arquitetônico

Se o esboço foi aprovado pelo proprietário é possível dar início no projeto arquitetônico, tudo aquilo que foi discutido no projeto de arquitetura será representado em um desenho técnico que poderá ser utilizado tanto como projeto legal para aprovação na Prefeitura e permitir a emissão do alvará de construção, como utilizado também para a execução da obra. Em alguns casos o projeto arquitetônico necessita de complementação de mais projetos, de modo a se obter um melhor detalhamento da obra, necessário também a elaboração de projetos complementares tais como: elétrico, hidráulico, estrutural, lógica, segurança e prevenção de incêndio. Tudo conforme a necessidade da obra em questão. Com o projeto arquitetônico finalizado basta juntá-lo aos demais documentos para solicitar a aprovação do projeto junto à Prefeitura de seu município,

4° Passo: Construção

Com o projeto arquitetônico aprovado e o alvará de construção emitido é a hora de você procurar um construtor de sua confiança para a execução do projeto, ele utilizará o projeto arquitetônico aprovado para levantar os materiais necessários para a obra, quando eles devem estar disponíveis na obra e assim dar início na construção. Caso ele tenha alguma dúvida com relação ao projeto, basta procurar o engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto, ou pela execução da obra para lhe auxiliar na tomada de decisão. Note que só após o projeto arquitetônico aprovado que você deve dar início a sua obra, dessa forma você não estará infringindo a legislação do seu município, pois sua obra estará regularizada, evitando assim multas e muita dor de cabeça.

5° Passo: Emissão de Habite-se

Com o término da construção é necessário a solicitação do Habite-se, o auto de conclusão de sua obra. A emissão do habite-se é a forma do poder público municipal estar atestando que você seguiu o projeto arquitetônico aprovado, que sua construção corresponde com a legislação vigente e com condições de segurança e habitabilidade, sendo possível a comprovação da regularidade da propriedade perante o município. É um documento fundamental para a legalidade da obra assim como o alvará de construção e a partir de sua emissão e possível registrar e averbar a construção em sua propriedade no Registro de Imóveis de sua região.

Se você planeja construir e tem mais dúvidas sobre como dar início a sua construção entre em contato conosco, podemos te ajudar na elaboração de sua planta baixa, projeto arquitetônico e documentação para início de obra.

Compartilhe esse conteúdo

×

 

Olá, posso te ajudar?

Fale conosco pelo WhatsApp!

×